segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os livros de 2009

Eu queria ter escrito este post antes do ano passado terminar, mas não deu. Mesmo tendo entrado em férias coletivas dia 18 de dezembro, eu acabei me enrolando e não deu.
Eu queria ter escrito este post logo que eu voltei de viagem, mas peguei uma virose e eu acabei tendo umas tarefinhas chatas para fazer e não deu.
Mas, então, escrevo agora.

Para começar, tenho que dizer que 2009 foi um ano MUITO especial pra mim. Então, definitivamente ele se divide antes e depois de março - quando casei. Relendo agora a lista de livros lidos, realmente parece que os livros que li antes de março fazem uma eternidade. Parece que foram lidos em outra época. Muita estranha esta sensação.
O fato é que li, durante o ano de 2009, 33 livros. O mês mais literário foi junho, com 8. Mas em julho e agosto - nem sei bem porquê - não houve leituras.
No meio do ano travei uma batalha com as coisas lidas: nada me agradava e eu estava em busca do livro perfeito. Até que, no final de junho, eu comprei e li Antes de nascer o mundo, do Mia Couto. Pronto! Achei o livro do ano e quem sabe, até talvez, o livro da vida.

Eis a lista de 2009:
Janeiro
Carmem, Uma biografia, Ruy Castro
Melancia, Marian Keyes
Romântico, sedutor e anarquista: Como e por que ler Jorge Amado hoje, Ana Maria Machado
Um baiano romântico e sensual, vários
Marca D´Água, Joseph Brodsky
Os da minha rua, Ondjaki
E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto, Rubem Fonseca
Fevereiro
A grande arte, Rubem Fonseca
O fotógrafo - volume 1, Guibert Lefévre, Lemercier
O fotógrafo - volume 2, Guibert Lefévre, Lemercier
O Escafandro e a Borboleta, Jean-Dominique Bauby
Março
Políticas Públicas Sociais e os Desafios para o jornalismo, vários
Abril
Fazendo meu filme 1, Paula Pimenta
Maio
Leite Derramado, Chico Buarque
A cidade ilhada, Milton Hatoum
A história do pranto, Alan Pauls
O verão de Chibo, Vanessa Bárbara e Emílio Fraia
Junho
Um copo de cólera, Raduan Nassar
Para sempre - amor e tempo, Ana Maria Machado
Limeriques do bípede apaixonado, Tatiana Belinky
Perto do coração selvagem, Clarice Lispector
Joana a contragosto, Marcelo Mirisola
De repente, nas profundezas do bosque, Amos Oz
Às margens do Sena, Reali Jr.
Antes de nascer o mundo, Mia Couto
Setembro
Cartas portuguesas, Mariana Alcoforado
Dente de Leão, Cecília Borges
A fera na selva, Henry James
Outubro
Cuca Fundida, Woody Allen
O Rei da Noite, João Ubaldo Ribeiro
Novembro
O amor nos tempos do cólera, Gabriel Garcia Marquez
Um bom par de sapatos e um caderno de anotações, Anton Tchékov
Dezembro
No teu deserto, Miguel Souza Tavares

2 comentários:

tatibithaty disse...

Ih, adorei a lista! E o mais engraçado: centenas deles fui eu que te emprestei!
Vou ´colocar aqui a minha também!
Beijos!

Unknown disse...

Mais da metade foi você quem me emprestou!!!!